Como fazer uma caixa para reaproveitar a água da chuva
Processo é bem simples e o reúso da água da chuva pode diminuir a sua conta, além de ajudar o meio ambiente
A água é o elemento mais precioso que temos e cada vez mais ela fica, infelizmente, mais escassa. Sempre ouvimos que precisamos economizar água para ela não acabar. E hoje em dia, estamos vivendo uma das piores crises hídricas da história. Por isso é muito importante ter consciência do que fazer e como fazer para não faltar esse bem tão precioso em nossas vidas.
Com esse período bastante conturbado, é importante controlar o uso da água nas atividades diárias e, sempre que possível, reaproveitar o máximo que puder. Tudo isso fará com que, pelo menos, o controle da água esteja controlado. E, pensar em alternativas úteis para o reaproveitamento está na pauta das inovações. Algo muito utilizado e que é realmente útil, são as caixas para reaproveitar a água da chuva. Com ela podemos lavar o quintal de casa, o carro, a calçada… É muito simples fazer e vamos lhe ensinar como.
Saiba onde colocar a sua caixa
A primeira parte do processo é achar um local adequado em casa para alocar a caixa com a água reaproveitada. Os lugares podem parecer óbvios, mas deixe-a na parte externa, como em quintais, lavanderias, corredores… Após decidir o espaço, deve-se ter em mente se a caixa será embutida na terra ou sobreposta ao piso. De um jeito fica visualmente mais bonita, pois ninguém irá ver, mas da mais trabalho. Sobreposta ao piso dá menos trabalho, mas pode criar um estorvo na movimentação entre ambientes.
Escolha o tipo de caixa que irá usar
Existem dois tipos a serem utilizados para reaproveitar a água da chuva. Você pode comprar uma caixa d’água ou um barril, como das imagens acima e depois fazer o sistema de coleta ou fazer uma caixa de alvenaria. Essa segunda opção daria mais trabalho, mas seria totalmente eficiente e de grande ajuda, revestindo as paredes com um produto impermeabilizante para que a água não vaze. Neste caso é bom chamar um profissional para, pelo menos, construir a caixa e não causar transtornos futuros.
Agora as dicas de como utilizar a caixa para a coleta da água da chuva.
Na parte superior da caixa
É muito importante que você mantenha sempre a caixa tampada, favorecendo a higiene da água e a impossibilidade de possíveis focos do mosquito da dengue. Neste caso, faça somente uma abertura para a captação da água.
Na parte lateral da caixa
Na parte lateral superior da caixa, uma abertura chamada “ladrão” deverá existir, no caso que haja uma necessidade de saída de água.
Como abastecer a caixa
Para abastecer a caixa é um processo muito simples: basta você fazer um condutor que traga a água da calha de seu telhado para dentro da caixa, mas para isso é muito importante que no duto de passagem da água seja instalado um filtro e uma peneira, para que impurezas não passem para a caixa. Como foi informado, a única abertura na caixa deve ser essa, de modo que ela possa ser abastecida. Canos de PVC resolvem esse procedimento de maneira rápida e simples, bastando fazer o furo na caixa.
E não se esqueça de instalar uma pequena torneira na caixa, caso não venha. O processo é semelhante ao do cano, podendo ser feito rapidamente. Você precisará de uma furadeira com broca redonda, facilmente encontrada em loja de materias de construção.
Limpeza da água
É muito importante que a água que será armazenada nesta caixa esteja limpa, para isso basta adicionar cloro de origem orgânica e não o convencional. Dessa maneira, ela será constantemente tratada para o reúso de tarefas domésticas. Lembre-se que a água da chuva não é potável e sendo imprópria para consumo, utilize-a para as atividades que já informamos no texto.
Fonte: ImovelWeb